quarta-feira, 25 de novembro de 2009

COMO VOCÊ NÃO DEVE PREGAR


Tipos de sermões que atrapalham o culto

Publicado em 7/11/2005
Robson Moura Marinho A Arte de Pregar – A Comunicação na Homilética. São Paulo: VIDA NOVA, 1999. 192 p. p. 20-23.

Apenas para ilustrar, vamos fazer uma rápida classificação dos sermões que mais atrapalham o culto. Se você freqüenta igreja há vários anos, é provável que já se tenha encontrado com alguns desses sermões mais de uma vez. A seguir, descrevem-se os tipos de sermão que atrapalham o culto.

1) O SERMÃO SEDATIVO

É aquele que parece anestesia geral. Mal o pregador começou a falar e a congregação já está quase roncando. Caracteriza-se pelo tom de voz monótono, arrastado, e pelo linguajar pesado, típico do começo do século, com expressões arcaicas e carregadas de chavões deste tipo: "Prezados irmãos, estamos chegando aos derradeiros meandros desta senda", Porque não dizer: "Irmãos, estamos chegando às últimas curvas do caminho"? Seria tão mais fácil de entender. Ficar acordado num sermão desse tipo é quase uma prova de resistência física. Como dizia Spurgeon: "Há colegas de ministério que pregam de modo intolerável: ou nos provocam raiva ou nos dão sono. Nenhum anestésico pode igualar-se a alguns discursos nas propriedades soníferas. Nenhum ser humano que não seja dotado de infinita paciência poderia suportar ouvi-los, e bem faz a natureza em libertá-lo por meio do sono".

2) O SERMÃO INSÍPIDO

Esse sermão pode até ter uma linguagem mais moderna e um tom de voz melhor, mas não tem gosto e é duro de engolir. As idéias são pálidas, sem nenhum brilho que as torne interessantes. Muitas vezes é um sermão sobre temas profundos, porém sem o sabor de uma aplicação contemporânea, ou sem o bom gosto de uma ilustração. É como se fosse comida sem sal. É como pregar sobre as profecias de Apocalipse, por exemplo, sem mostrar a importância disso para a vida prática. O pregador não tem o direito de apresentar uma mensagem insípida, porque a Bíblia não é insípida. O pregador tem o dever de explorar as belezas da Bíblia, selecioná-las, pois são tantas, e esbanjá-las perante a congregação.

3) O SERMÃO ÓBVIO

É aquele sermão que diz apenas o que todo mundo já sabe e está cansado de ouvir. O ouvinte é quase capaz de "adivinhar" o final de cada frase de tanto que já ouviu. É como ficar dizendo que roubar é pecado ou que quem se perder não vai se salvar (é óbvio). Isso é uma verdade, mas tudo o que se fala no púlpito é verdade. Com raras exceções, ninguém diz inverdades no púlpito. O que falta é apenas revestir essa verdade de um interesse presente e imediato.

4) O SERMÃO INDISCRETO

É aquele que fala de coisas apropriadas para qualquer ambiente menos para uma igreja, onde as pessoas estão famintas do pão da vida. Às vezes, o assunto é impróprio até para outros ambientes. Certa ocasião ouvi um pregador descrever o pecado de Davi com Bate-Seba com tantos detalhes que quase criou um clima erótico na congregação. Noutra ocasião, uma senhora que costumava visitar a igreja confessou-me que perdeu o interesse porque ouviu um sermão em que noventa por cento do assunto girava em torno dos casos de prostituição da Bíblia, descritos com detalhes. E acrescentou: "Achei repugnante. Se eu quiser ouvir sobre prostituição, ligo a TV". De outra vez, um amigo me contou de um sermão que o fez sair traumatizado da igreja, pois o pregador gastou metade do tempo relatando as cenas horrorosas de um caso de estupro. Por favor, pregadores: o púlpito não é para isso. Para esse tipo de matéria existem os noticiários policiais.

5) O SERMÃO REPORTAGEM

É aquele que fala de tudo, menos da Bíblia. Inspira-se nas notícias de jornais, manchetes de revistas e reportagens da televisão. Parece uma compilação das notícias de maior impacto da semana. É um sermão totalmente desprovido do poder do Espírito Santo e da beleza de Jesus Cristo. É uma tentativa de aproveitar o interesse despertado pela mídia para substituir a falta de estudo da Palavra de Deus. Notícias podem ser usadas esporadicamente para rápidas ilustrações, nunca como base de um sermão.

6) O SERMÃO DE MARKETING

É aquele usado para promover e divulgar os projetos da igreja ou as atividades dos diversos departamentos. Usar o púlpito, por exemplo, para promover congressos, divulgar literatura, prestar relatórios financeiros ou estatísticos, ou fazer campanhas para angariar fundos, seja qual for a finalidade, destrói o verdadeiro espírito da adoração e, portanto, atrapalha o culto. A Igreja precisa de marketing, e deve haver um espaço para isso, mas nunca no púlpito. Isso deve ser feito preferivelmente em reuniões administrativas.

7) O SERMÃO METRALHADORA

É usado para disparar, machucar e ferir. Às vezes a crítica é contra um grupo com idéias opostas, contra administradores da igreja, contra uma pessoa pecadora ou rival ou mesmo contra toda a congregação. Seja qual for o destino, o púlpito não é uma arma para disparar contra ninguém. Às vezes o pregador não tem a coragem cristã de ir pessoalmente falar com um membro faltoso e se protege atrás de um microfone, onde ninguém vai refutá-lo, e dispara contra uma única pessoa, sob o pretexto de "chamar o pecado pelo nome". Resultado: a pessoa fica ferida, todas as outras, famintas, e o sermão não ajuda em nada. Às vezes o disparo é contra um grupo de adultos ou de jovens supostamente em pecado. Não é essa a maneira de ajudá-los. Convém ressaltar que chamar o pecado pelo nome não é chamar o pecador pelo nome. Chamar o pecado pelo nome significa orar com o pecador e se preciso chorar com ele na luta pela vitória. A congregação passa a semana machucando-se nas batalhas de um mundo pecaminoso e de uma vida difícil e chega ao culto precisando de remédio para as feridas espirituais, não de condenação por estar ferida. Em vez de chumbá-la com uma lista de reprovações e obrigações, o pregador tem o dever santo de oferecer o bálsamo de Gileade, o perdão de Cristo como esperança de restauração. As obrigações, todo mundo conhece. Nenhum cristão desconhece os deveres do evangelho. Em vez de apenas dizer que o cristão tem de ser honesto, por exemplo, mostre-lhe como ser honesto pelo poder de Cristo. Isso é pregação com poder.Todos esses sermões mencionados acima atrapalham o culto mais do que ajudam. Prejudicam o adorador, prejudicam a adoração. São vazios de poder. Se você quer ser um pregador de poder, busque a Deus, gaste dezenas de horas no estudo da Bíblia antes de pregá-la, experimente o perdão de Cristo e estude os recursos da comunicação que ajudam a chegar ao coração das pessoas.

(fonte: MARINHO, Robson Moura. A Arte de Pregar – A Comunicação na Homilética. São Paulo: VIDA NOVA, 1999. 192 p. p. 20-23.) Related Posts with Thumbnails

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

O QUE VOCÊ PRECISA PARA TER, PARA SER UM BOM LIDERADO

O QUE VOCÊ PRECISA TER PARA SER UM BOM LIDERADO - 2RS. 3:11

INTRODUÇÃO – NINGUÉM COMEÇA DE CIMA PARA BAIXO É SEMPRE DE BAIXO , O IMPORTANTE É SERMOS BÊNÇÃOS.

I = TER UM CURRÍCULO, EXPERIÊNCIA - I SAMUEL 17. 34 -37

1. “NÃO É DIFICIL SER BOM DE VEZ EM QUANDO, O DIFICIL É SER BOM O TEMPO TODO”
2. ATITUDE MARAVLHOSA É VOCÊ SEMPRE DIZER:” EM QUE POSSO LHE AJUDAR”, MAS NÃO SÓ FALAR, MAS PRATICAR;
3. FAÇA UM BOM TRABALHO, VOCÊ É O SEU PRÓPRIO CARTÃO, SEJA UM CONCLUIDOR DE TRABALHO.

II = TENHA CRIATIVIDADE E SOLUÇÃO – OS MENSAGEIROS OU AMIGOS DE JÓ

1. NÃO SEJA AQUELE QUE SÓ APONTA OS PROBLEMAS, VOCÊ PRECISA SER CRIATIVO, ATAQUE O PROBLEMA NUNCA A PESSOA;
2. “NÃO ENCONTRE UMA FALHA, ENCONTRE UMA SOLUÇÃO” HENRY FORD, DEFEITO É FACIL VER TODO MUNDO VÊ O MELHOR NINGUÉM VÊ;
3. CADA PROBLEMA QUE TRAZER AO LÍDER, PROCURE TAMBÉM TRAZER JÁ 02 SOLUÇÕES, ENTÃO VOCÊ CRESCE.

II I = TENHA A HABILIDADE DE DESCREVER A REALIDADE – MT. 5, 37 - Seja, porém, o vosso falar: Sim, sim; Não, não

1. COM HABILIDADE E DISCIRNIMENTO FALAR, A REALIDADE, A VERDADE O QUE ESTA ACONTECENDO COM EMPATIA...
2. NUNCA FALE COISA: IRREAL, FALSA, MENTIRA,RUMOR, FICÇÃO, MAIS OU MENOS, NÃO TENHO CERTEZA, NÃO PROVO, OUVI DIZER;
3. “UM CORAÇÃO OUSADO É METADE DA GUERRA GANHA, MAS SE ESTIVER DISPOSTO A FALAR PODE AJUDAR O SEU LÍDER E ELE MESMO”

IV = TER O HÁBITO DA SEGUNDA MILHA - MT. 5. 41 - E, se qualquer te obrigar a caminhar uma milha, vai com ele duas.

1. QUANDO VOCÊ FIZER MAIS DO QUE LHE FOR SOLICITADO, CERTAMENTE SOBRESSAIRÁ ENTRE A MULTIDÃO;
2. QUER FAZER PARTE DAS PESSOAS MAIS CHEGADA DO CHEFE DO CÍRCULO ÍNTIMO, FAÇA SEMPRE MAIS, SEJA EXTRA;
3. SÃO PESSOAS QUE ESFORÇAM MAIS, TEM UMA RESPONSABILIDADE A MAIS, TEM IDÉIAS A MAIS, COMPROMETITIDOS.

V= TENHA ESSA VIRTUDE LEALDADE – AT. 23. 5 - Não sabia,, que era o sumo sacerdote; porque está escrito: Não dirás mal do príncipe do teu povo.

1. DEFENDA SEU LÍDER SEMPRE QUE PUDER, AJUDANDO-O, APOIANDO-O, POSSO ATÉ DISCORDAR, MAS OBEDEÇO;
2. “ LEALDADE SEGINIFICA PÔR EM PRATICA A DECISÃO COMO ELA FOSSE SUA” SOMOS UMA EQUIPE PARA AJUNTAR E NÃO ESPALHAR
3. DAVI SEGUNDO O CORAÇÃO DE DEUS NUNCA REBELIOU COM SAUL, AO NOSSO SUPERIOR DEVEMOS SÓ ORAR.

VI = TENHA MENTALIDADE DE SER UM BOM REPRESENTANTE DO SEU SUPERIOR -

1. TODO MEMBRO DE UMA ORGANIZAÇÃO É UM REPRESENTANTE DAQUELA ORGANIZAÇÃO, ELES PODEM PROGREDIR E REPRESENTAR BEM OS SEUS LÍDERES.
2. TODO LÍDER SEMPRE ESTA ENCONTRANDO INCÊNDIO, E ELE TEM DOIS BALDES UM COM ÁGUA E OUTRO COM GASOLINA, CABE A VOCÊ SABER USAR UM DOS BALDES;
3. PROCURE RESOLVER MUITOS PROBLEMAS PARA O SEU LÍDER, NÃO DEIXE CHEGAR NELE, COMO MARDOQUEU. - ESTER. 6. 2

VII= TER UM SENSO DE PERGUNTAR É BOM PARA AMBAS PARTES

1. É BOM PREVER O QUE O SEU LÍDER QUER, MELHOR AINDA É CHEGAR E PERGUNTAR;
2. QUANDO ALGUÉM PERGUNTA COMO PODE AJUDAR, ELES FICAM CONTENTE, TUDO O QUE É NECESSÁRIO É QUE ALGUÉM PERGUNTE;
3. NÓS VAMOS AO CULTO IRMÃOS, PARA ADORAR A DEUS E SERVIR OS IRMÃOS, E PARA DIZER A ELES ALGO QUE OS LEVANTE.

CONCLUSÃO = SE VOCÊ PRATICAR ESSES CONSELHOS, VOCÊ TEM SÓ A PROGREDIR NA VIDA.

FONTES: O LÍDER 360% DE JOHN MAXWEEL, BIBLIA DAKE, LIÇÕES BÍBLICAS CPAD, BÍBLIA PENTECOSTAL, LITURGIA PR. OSMAR J. DA SILVA, , BLOGS DA NET, www.bomlider.com.br Related Posts with Thumbnails

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

AJUDANDO O LÍDER

AJUDANDO A LEVANTAR A CARGA DO LÍDER - GÁLATAS. 6, 3.

20% FAZEM PARTE DA EQUIPE QUE SÃO OS QUE LEVANTAM O LÍDER E 80% ESPERAM NO TRABALHO DOS 20%

INTRODUÇÃO – NOS PODEMOS FAZER DUAS COISAS: LEVANTAR O LÍDER OU DERRUBA-LO
QUANDO O NOSSO LÍDER VAI BEM, NÓS VAMOS BEM TAMBÉM. - EX.: TECNICO DE FUTEBOL

I = AJUDAR O LÍDER, FAZ DE VOCÊ, UM MEMBRO DA EQUIPE
MT. 7, 12 -Portanto, tudo o que vós quereis que os homens vos façam, fazei-lho também vós, porque esta é a lei e os profetas.

1. DIZER SEMPRE AO SUPERIOR: “ TEM ALGUMA COISA EM QUE EU POSSA FAZER POR VOCÊ”
2. DISPOSIÇÃO PARA FAZER O QUE FOR NECESSÁRIO PARA A ORGANIZAÇÃO
3. E FAZENDO, VAMOS FAZER O MELHOR...

*** NUNCA FAZER NADA OBRIGADO, FORÇADO...

II = AJUDAR O LÍDER, DEMOSTRA A SUA GRATIDÃO
CL. 3, 17 - E, quanto fizerdes por palavras ou por obras, fazei tudo em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai.

1. “AQUELES QUE BEBEM DA ÁGUA, DEVEM LEMBRAR DAQUELES QUE CAVARAM A FONTE”
2. É UM ATRIBUTO PESSOAL MAIS ATRATIVO, MENOS PRATICADO;
3. POR ONDE ANDO TENHO TIDO O PRIVILÉGIO DE CONHECER PESSOAS MUITO GRATAS.

*** - QUER SER IMPORTATANTE? NÃO TEM COISA MELHOR QUE...

III = AJUDAR O SEU LÍDER FAZ COM QUE VOCÊ, FIQUE IMPORTANTE.
MT. 11, 11 - Em verdade vos digo que, entre os que de mulher têm nascido, não apareceu alguém maior do que João o Batista;...

1. QUANDO VOCÊ AJUDA ALGUÉM MAIS IMPORTANTE DO QUE VOCÊ, ISTO FAZ VOCÊ SER MAIOR;
2. SE QUISER SER MAIOR DO QUE VOCÊ É, FAÇA PARTE DE ALGO MAIOR DO QUE VOCÊ;
3.CONTRIBUA COM O MÁXIMO QUE VOCÊ TEM, E TAMBÉM COM O MÍNIMO

*** - NÃO QUE FICAR NO ANONIMATO, ENTÃO APRENDA ESSA RECEITA...

IV = AJUDAR O LÍDER FAZ COM QUE VOCÊ SEJA NOTADO
GL. 6, 7 - Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará.

1. QUANDO VOCÊ LEVANTA OUTRAS PESSOAS, ELAS NÃO CONSEGUEM FICAR SEM NOTA-LO;
2.NÃO AJUDE UMA SÓ VEZ, MAS MUITAS, É NUM PROCESSO
3. COM QUE FREQUENCIA VOCÊ LEVANTA OS OUTROS
O LÍDER
UMA OU DUAS VEZES “MUITO OBRIGADO”
MUITAS VESES “ PRECISO DE VOCÊ”
CONSTANTEMENTE “ DEIXE-ME AJUDA-LO
2. SE VOCÊ SEMPRE AJUDA OS OUTROS, POR FIM ELES TE AJUDARÃO

*** - VOCÊ JAMAIS PERDE DE AJUDAR O SEU LÍDER VEJAMOS....

IV= AJUDAR O SEU LÍDER AUMENTA O SEU VALOR E SUA INFLUÊNCIA
MT. 16, 19 - E eu te darei as chaves do reino dos céus; e tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus.

1. VOCÊ TEM ALGUEM QUE SEMPRE TEM TE LEVANTADO?
CERTAMENTE ELE TEM UM LUGAR ESPECIAL NO SEU CORAÇÃO;
2. PENSAMENTO DO LÍDER MÁXIMO: “MINHA SITUAÇÃO MELHORA COM ESTA PESSOA NA EQUIPE”
3. PROCURE FLORESCER E DESENVOLVER E MELHORE SEMPRE;
4. SUA ATITUDE DE AJUDAR O SEU SUPERIOR, LEVA-O A LEVANTA-LO;

CONCLUSÃO – RUTE AJUDOU A NOEMI - RAABE AJUDOU OS ESPIAS – ELISEU AJUDOU ELIAS – JOSUÉ AJUDOU MOISES - SIMÃO CIRENEU AJUDOU JESUS E VOCÊ?

VOCÊ ALIVIA A CARGA DO SEU LÍDER OU PESA MAIS - VOCÊ O LEVANTA OU DERRUBA-O.
FONTES: BIBLIA DAKE, LIÇÕES BÍBLICAS CPAD, JOHN MAXWELL LIDER 360%, www.bomlíder.com. br, Related Posts with Thumbnails

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

LIDERANDO A SI MESMO

TEM CUIDADO DE TI MESMO – I TM. 4, 16
VOCÊ GOSTARIA QUE AS PESSOAS TE SEGUISSEM, RESPEITASSEM E FOSSEM SEUS PARCEIROS?
INTRODUÇÃO – O SEGREDO DO VERDADEIRO LÍDER, LIDERA ELE PRÓPRIO, LIDEREMOS-NOS EM ALGUMAS ÁREAS

I = TENHA CUIDADO COM SUA MENTE – Ef. 6, 17. Tomai o capacete da salvação...

1. TUDO TEM QUE COMEÇAR NA MENTE, SE NÃO O CORPO SOFRE, NÃO FAÇA TUDO A TORTO E DIREITO, FAÇA CERTO.
2. “SUA MENTE IRÁ DEVOLVER-LHE, TUDO O QUE VOCÊ COLOCAR NELA” ( espíritos aprisionadores de mente )
3.RENOVE SUA MENTE: TROQUE O QUE NÃO É BOM PELO ÚTIL, O PECADO COMEÇA NA MENTE, TENHA PUREZA
4. EVITE A MENTE: CONFUSA, DUVIDOSA, CRITICA, PREOCUPADA, ( O PECADO COMEÇA NA MENTE )
5. TENHA O HÁBITO DE ANOTAR AS BOAS IDÉIAS E USE SUA MENTE ( FAÇA O DEC ) decisão,estratégia, e criatividade

II = TENHA CUIDADO COM SUAS EMOÇÕES – AT. 20, 28 – OLHAI POR VÓS...

1. EXISTEM DOIS TIPOS DE EMOÇÕES. POSITIVAS E NEGATIVAS – medo, angustia, tristeza, raiva....
2. MOISÉS PERDEU DE ENTRAR EM CANAÃ, ELIAS PEDIU A MORTE, JOÃO BATISTA FICOU EM DÚVIDA. Mt. 11, 3?
3 NÃO AGIR NUNCA: COM CABEÇA QUENTE, NA HORA DA RAIVA, NA ALTERAÇÃO,
4. EVITE A GROSSERIA, BRIGAS, NÃO SEJA BOMBA RELOGIO, TIRE A EMOÇÃO QUE NÃO EDIFICA A VOCÊ E A NINGUÉM.

III = TENHA CUIDADO COM O SEU TEMPO – Ef. 5 16 Remindo o tempo; porquanto os dias são maus...

1. O TEMPO É VALIOSO, POR ISSO VOCÊ PRECISA, PRIORIZA-LO EX: ( LEVEI O3 ANOS PARA PAGAR ESSE CARRO )
2. “ATÉ QUE VALORIZE A SI MESMO, NÃO VALORIZARÁ O SEU TEMPO, ENQUANTO NÃO VALORIZA O TEMPO, NAÃO FARÁ NADA COM ELE”
3. FAÇA AQUILO QUE VOCÊ É MAIS FORTE, 50% NO QUE ESTA APRENDENDO 30%, NA ÁREA FRACA 10%, DESCANSO 10%.
4. TENHA UMA LISTA DAS COISAS A DEIXAREM DE FAZER, DÍSCIPLINE-SE O SEU TEMPO É PRECIOSO.

IV = TENHA CUIDADO COM SUAS PALAVRAS – IPe . 4: 11 – Se alguém falar, fale segundo as palavras de Deus...

1. FIEL NO TRATO, SUA PALAVRA SEJA SIM,SIM OU NÃO,NÃO... SEMPRE DENTRO DOS LIMITES
2. NÃO FAÇA SÓ PROMESSAS, FAÇA, PESSOAS QUEREM VER AÇÃO, DEFINIÇAÕ DA PALAVRA ORAÇÃO
3. NUNCA FALE AQUILO QUE VOCÊ NÃO DESEJA, FALE PALAVRAS QUE TENHA VALOR, AS PESSOAS NÃO GOSTAM DE OUVIR PALAVRAS SEM VALOR;
4. Para falar brevemente sobre um assunto, estude-o longamente - donos dos nossos silêncios e escravos das nossas palavras.

V = TENHA CUIDADO COM A SUA VIDA PESSOAL – DN. 6 : 5 – Então os homens disseram: nunca acharemos ocasião alguma contra este Daniel

1. SUA VIDA FAMILIAR É A SUA BASE, VIVA BEM COM OS SEUS, DÊ VALOR EM PRIMEIRO LUGAR P/ SUA FAMÍLIA;
2. VIVA BEM COM SUA VIZINHANÇA, NO COMERCIO, BOM TESTEMUNHO PARA COM OS DE FORA;
3. VIDA PESSOAL DIGNA, COMO AMIGO, GENTE BOA, HUMANO, SUA IMAGEM...
CONCLUSÃO = SE VOCÊ NÃO CUIDAR DE SI MESMO, OUTROS NÃO TE SEGUIRÃO;
SE VOCÊ NÃO CUIDAR DE SI MESMO OUTROS NÃO TE RESPEITARÃO;
SE VOCÊ NÃO CUIDAR DE SI MESMO NÃO SERÃO SEUS PARCEIROS. Related Posts with Thumbnails